• Hoje é: segunda-feira, outubro 23, 2017

Senado analisa nesta quinta o afastamento de Aécio

Aécio Neses
portalregiaooeste
setembro28/ 2017

Notificação chegou ao Senado quatro minutos após o encerramento da sessão

O afastamento do senador Aécio Neves só será votado nesta quinta-feira no plenário da Casa. A decisão ficou para ser submetida em sessão marcada para 11h porque o oficial de Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) – órgão que pediu o afastamento – chegou ao Senado com a notificação sobre a sentença contra o senador quatro minutos depois do encerramento da sessão, às 20 horas.

Na segunda-feira, a primeira turma do Supremo afastou o tucano do mandato de senador e determinou o recolhimento domiciliar noturno. Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux afirmaram, também nesta quarta, que não foi determinada a prisão do senador. Mas, no Senado, houve entendimento de que a decisão foi um tipo de prisão e que, por isso, deveria ser submetida a votação na Casa antes de ser posta em prática. Já os ministros Marco Aurélio e Gilmar Mendes avaliam que o Senado tem o poder de rever decisão sobre o tucano. Caso essa tese vença, para derrubar a decisão do Supremo e manter o mandato de Aécio seriam necessários 41 votos. Contudo, a sessão ainda poderá ser adiada se não houver quórum.

O tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução da Justiça, com base em delações da JBS e a tendência do Senado é devolver o mandato de Aécio.

big banner