• Hoje é: quarta-feira, dezembro 12, 2018

Secretaria da Educação pinta atriz branca com tinta preta para entreter público

Nega Maluca - Secretaria da Educação
portalregiaooeste
novembro27/ 2018

Enquanto muitos tentam combater estereótipos de personagens caricatos negros, a Secretaria de Educação de Osasco vai na contramão e aposta em black face durante a “Feira de Ciências – Desafios e Experiências”. O evento teve início na manhã desta terça, 27,no Centro de Formação dos Professores. Na ocasião, uma atriz branca com o rosto pintado de tinta preta, luvas e meia-calça preta – para cobrir a pele branca, peruca afro repleta de enfeites de natal, enchimentos no bumbum e, pior, vestida com uniforme escolar da rede municipal de ensino, gritava para entreter de forma pouco sutil os participantes. E, enquanto muitos riam e tiravam fotos, outros ficaram revoltados e pouco confortáveis com a iniciativa de uma pasta que, em tese, deveria lutar contra o preconceito racial e acabar com o reforço de estereótipos.

A polêmica em torno da personagem é bastante atual, já que muita gente não considera a “Nega Maluca” uma fantasia, mas sim uma forma preconceituosa de reforçar o estereótipo da mulher negra. E, embora a falha não tenha comprometido o evento, é importante que a Secretaria reavalie os personagens e as temáticas que aborda em suas atividades.

O evento é uma realização da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação (SED), e parceria do Instituto Ciência Hoje (ICH), e reúne exposição de diversos projetos desenvolvidos nas escolas de Ensino Fundamental (EMEF), além do “Show de Física”, uma série de demonstrações abordando assuntos interessantes sobre a física.

big banner