• Hoje é: terça-feira, novembro 21, 2017

Saúde em Cotia ganha reforço no atendimento com o programa Mais Médicos

Foto: Vagner Santos
portalregiaooeste
outubro17/ 2017

Com novos profissionais, município passa a contar com dez médicos do programa do Governo Federal

Até o final de outubro, Cotia contará com um total de dez profissionais atendendo por meio do Programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal, em parceria com o município. Isso porque, no início do mês, a cidade recebeu mais três profissionais do programa que reforçarão o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Jardim do Engenho, Água Espraiada e Caputera. Os médicos são brasileiros que estudaram no exterior. De acordo com a Secretaria de Saúde, os profissionais passam por adaptação e treinamento para começar a atender definitivamente.

Em agosto, Cotia já havia recebido outros três médicos cubanos por meio do programa que estão atendendo nas UBS’s do Jardim São Miguel, Jardim Sandra e Parque Turiguara. Os profissionais recebem uma ajuda de custo do município, para aluguel e alimentação, além de uma bolsa-salário paga pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

Além das UBS’s citadas, Cotia conta com médicos do programa nas Unidades Arco Íris, Oliveiras, Mendes e Cachoeira trabalhando em período integral e seguindo as diretrizes da Estratégia de Saúde da Família. “Temos o reforço destes profissionais nas três grandes áreas gerais da medicina: a clínica, pediatria e gineco-obstetrícia nas UBS’s a que foram destinados”, disse o secretário de Saúde, Magno Sauter. “Estes médicos vieram reforçar a Atenção Básica à Saúde e, pela experiência com o Programa em Cotia, terão certamente um contínuo e produtivo trabalho”, completou.

big banner