O PT de Osasco não faz mais parte da bancada de apoio ao prefeito Jorge Lapas na Câmara Municipal. O anúncio foi feito na sessão desta terça-feira (7), pelo líder do partido, vereador Valdir Roque. Essa foi a primeira sessão após anúncio de que o deputado federal Valmir Prascidelli é o pré-candidato a prefeito da cidade pela legenda. Mas a decisão havia sido tomada em reunião da executiva do partido, na segunda-feira.
Com a decisão, o PT volta à oposição, na cidade, após ter governado Osasco com o prefeito Emídio de Souza, em duas gestões, e ainda nos três primeiros anos de gestão de Jorge Lapas, que há cerca de dois meses migrou para o PDT.
Às vésperas das eleições municipais, a decisão do PT pode complicar a vida do prefeito Lapas na Câmara Municipal. Isso porque a bancada de oposição agora soma 8 vereadores – além de Valdir Roque, Mazé Favarão e João Gois, do PT, integram o grupo os tucanos Andre Sacco, Sebastião Bognar e Dinei Simão e ainda Rogério Lins e Valdomiro Ventura, do PTN.
Essas duas legenda também conta com candidaturas próprias: o deputado estadual Celso Giglio, pelo PSDB, e o próprio Rogério Lins. Embora ainda tenha maioria entre os 21 vereadores da casa, o prefeito pode ter dificuldades de aprovar projetos que não exijam maioria simples de votos.