• Hoje é: quinta-feira, agosto 16, 2018

Pesquisa aponta que mesmo preso Lula mantém a liderança na corrida presidencial

Foto: Francisco Proner Ramos
portalregiaooeste
abril17/ 2018

Com 47% de intenções de votos na pergunta estimulada para o primeiro turno das eleições, nos cenários com e sem o presidente Michel Temer (MDB), a pesquisa do Instituto Vox Populi realizada entre os dias 11 e 15 de abril, registrada e protocolada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02039/2018, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve a liderança e chegou a ampliar vantagem, mesmo depois de ter sido preso. Foram entrevistadas 2 mil pessoas de 118 municípios.

A pesquisa apresentou dois cenários com as menções de voto estimulado. No primeiro cenário, sem a presença do presidente Michel Temer, 47% dos entrevistados votariam em Lula (PT), 11% em Bolsonaro (PSL), 9% em Joaquim Barbosa (PSB), 7% em Marina Silva (Rede) e 3% em Geraldo Alckmin (PSDB), 2% em Ciro Gomes (PDT), 2% em Álvaro Dias (PODEMOS), 1% Henrique Meirelles (MDB), brancos ou nulos 12%, não souberam responder 6%.

No segundo cenário com a entrada de Michel Temer, Lula mantém a liderança em primeiro lugar com 47% das intenções e Temer fica em 8º lugar, com 1% da intenção de votos. Na pergunta espontânea sobre intenção de votos para presidente da República, Lula marcou 39%

Ainda de acordo com a pesquisa, 41% dos brasileiros consideram que Lula foi condenado sem provas, 44% consideram que a prisão de Lula foi injusta e 58% acham que ele tem o direito de ser candidato novamente à presidência da República, mesmo depois da prisão.

Nos cenários comparáveis de segundo turno, Lula marca 56% contra 12% de Geraldo Alckmin; e 54% contra 20% de Joaquim Barbosa.

big banner