• Hoje é: quarta-feira, maio 25, 2022

Ômicron já é responsável por 58% dos casos de covid no Brasil

Exame Covid copy
portalregiaooeste
janeiro06/ 2022

A ômicron é responsável por 58,3% dos casos de covid no Brasil segundo dados de quarta-feira (5) levantados pelo site Our World in Data. Os números correspondem à presença da cepa em todos os testes analisados nas duas semanas anteriores ao dia 27 de dezembro de 2020.

A plataforma, ligada à Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que até o dia 13 de dezembro, apenas 2,85% dos casos de covid no país eram causados pela ômicron. O aumento nas duas semanas seguintes comprova mais uma vez a alta transmissibilidade da variante. O número, no entanto, pode ser ainda maior. A diferença, caso exista, seria causada pelo fato de que em dezembro as plataformas do Ministério da Saúde ficaram fora do ar por 13 dias após um ataque cibernético, fazendo com que o Brasil voasse às cegas no manejo da pandemia.

A variante ômicron do novo coronavírus é considerada quatro vezes mais transmissível do que a delta, a cepa dominante no planeta, o que preocupa autoridades de saúde desde sua identificação. Ela se alastrou rapidamente pelo mundo em poucas semanas e tem elevado o número de infectados em países da Europa e nos Estados Unidos. No final de dezembro, pela primeira vez durante a pandemia, mais de 1 milhão de casos foram registrados num único dia ao redor do globo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) tem classificado a disseminação do vírus como um “tsunami” e alerta para os riscos de colapsos nos sistemas de saúde. Por causa da proteção garantida pelas vacinas e das características da nova cepa, que causa sintomas mais brandos, o número de mortes não tem crescido no mesmo ritmo.

O que preocupa os especialistas, no caso do Brasil, é que os cuidados com a transmissão não têm sido os mesmos por causa das flexibilizações nas medidas de prevenção. O surto concomitante de covid e gripe também tem sobrecarregado hospitais em parte do país. Por isso, eventos como o carnaval tem sido cancelados por autoridades.

Nexo – Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br

big banner