• Hoje é: quinta-feira, junho 20, 2019

O Portal Região Oeste cria a coluna “Vamos de bike?” e abre espaço para o cicloativismo em Osasco e região

Cicloativismo
Paulo Marcelino
maio24/ 2019

Este espaço foi pensado para levar ao eleitor do Portal, pontos importantes relacionados ao universo da bicicleta em seus diversos campos: Mobilidade, turismo, esporte, sistemas etc.

“Pedalar faz bem. Na dimensão da cidade o uso da bicicleta implica na possibilidade de reduzir congestionamentos ou superlotação do transporte coletivo, vitalidade dos espaços públicos, probabilidades de aumento de ganhos para o comércio e, etc. Para quem pedala, não ficar preso em congestionamentos pode reduzir o tempo gasto em deslocamentos, agregar benefícios diversos à saúde e possibilitar novas percepções sobre o espaço. Com tantos benefícios, por que o uso da bicicleta é tão pouco incentivado no Brasil?
Nossa região é composta por sete municípios ligados através da Linha 8 da CPTM, estradas, rodovias e corredores viários intermunicipais. Apesar de cada cidade ter suas especificidades, todas tem em comum a ausência de políticas efetivas para a bicicleta, com exceção de uma ou outra ciclovia ou bicicletário isolado. Com isso, ciclistas – estes que tanto contribuem com a qualidade de vida nas cidades – seguem sendo invisibilizados, sujeitos à periculosidade das vias decorrente da ausência de políticas públicas e comportamentos inadequados de motoristas.
Queremos, acima de tudo, reforçar o convite: Vamos de bike?

Klauss Schramm
Cicloativista do coletivo CiclOsasco,atuante no COMURB Osasco

big banner