• Hoje é: terça-feira, abril 24, 2018

Notícia falsa de emprego leva centenas para o Portal do Trabalhador de Osasco

Fila no Portal do Trabalhador
portalregiaooeste
abril11/ 2018

Uma notícia falsa de que uma Frente de Trabalho da Prefeitura contrataria 400 pessoas para serviços de limpeza e outras 200 para cozinha, e que foi amplamente divulgada nas mídias sociais, levou centenas de desempregados para o Portal do Trabalhador de Osasco, nas primeiras horas desta quarta, 11. As filas tomaram pelo menos quatro quarteirões do centro da cidade, sendo que as primeiras pessoas chegaram ao local de madrugada. Quando souberam que as vagas não existiam, uma mistura de revolta e tristeza tomou conta de todos.

A Prefeitura até tentou, sem sucesso, reduzir os impactos da “fake news”. Entre as estratégias adotadas, foi gravar um vídeo com o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Lau Alencar, desmentindo as notícias falsas sobre supostas vagas de emprego no Portal do Trabalhador, porém, a pasta não se preparou para receber os possíveis candidatos. As pessoas que gastaram dinheiro de condução e ficaram horas em pé esperando pelo cadastro somente foram informadas de que não haveria contratações quando chegou o primeiro funcionário por volta das 8 horas.

Em uma página do Facebook que reúne mais 20 mil membros, a notícia das filas dividiu opiniões. Muita gente estava solidária com os desempregados que, no desespero, gastaram tempo e dinheiro, foram até o local acreditando nas contratações como o caso de Maria Aparecida. “Meu Deus tem que pegar esta pessoa infeliz que soltou a notícia falsa”. Outra munícipe que também se solidarizou foi Rosângela Márcia. “Nossa que coisa horrível fazer isso com a população”, disse.

Mas também houve quem alertava para o fato das pessoas acreditarem em tudo que é postado nas redes sociais sem confirmar as fontes, como o caso de Jane Alves. “Às vezes os seres humanos não procuram saber se a informação é correta ou não antes de ir ao local”.

big banner