• Hoje é: terça-feira, dezembro 18, 2018

Instituto que premiaria Lins será investigado por fraude, segundo matéria do Fantástico

Jumento melhor prefeito do Brasil
portalregiaooeste
agosto06/ 2018

Uma denúncia apresentada domingo, dia 5, no “Fantástico – O Show da Vida”, da Globo, contra o Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, levantou questionamentos sobre uma “pesquisa” publicada na edição de sexta, 27 de julho, de um jornal de Osasco, que apontava que o governo do prefeito Rogério Lins (Podemos) teria a aprovação de 94% da população que consideram sua administração ótima, boa ou regular.

Conforme a reportagem do Fantástico, uma espécie de comércio de diplomas de mérito para vereadores, prefeitos e secretários municipais será investigada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. A matéria ainda dá conta de que políticos gaúchos são suspeitos de usarem recursos públicos para conquistar as premiações. Chegando a homenagear um jumento que “pagou” a empresa e foi diplomado como um dos melhores prefeitos do Brasil. Duas empresas são citadas por fornecer prêmios, entre elas o Instituto Tiradentes, de Minas Gerais.

Ainda de acordo com a revista eletrônica dominical, um levantamento do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul mostra que no estado o Instituto faturou R$ 116 mil em 2016 e 2017, com três eventos. O porta-voz do Tribunal de Contas do Estado, Valtuir Nunes, relata que falta documentação. “A empresa, pelo que vimos, atribui o prêmio em decorrência de uma pesquisa telefônica feita aos eleitores da cidade. Que não é comprovada, não tem documentação de que isso efetivamente aconteceu, então, isso revela fraude”.

Esse mesmo instituto mineiro, segundo um jornal de Osasco, teria divulgado uma “pesquisa” feita por telefone, realizada entre os dias 2 e 5 de maio, que apontou que 63% da população avaliam o governo como ótimo, 21% como bom, 10% regular e 6% ruim. A “pesquisa” que não aponta quantas pessoas foram consultadas, teria sido feita pelo Instituto Tiradentes, empresa de treinamentos e congressos que envia correspondência para câmaras municipais e prefeituras com o resultado de uma pesquisa telefônica realizada no município.

Com esse resultado, Lins será contemplado com a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Ouro”, durante sessão solene no encerramento do 128º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais – edição Estado de São Paulo – que acontece nos dias 23 e 24 de agosto no auditório do Hotel Century Paulista, na Capital.

big banner