• Hoje é: terça-feira, setembro 17, 2019

Governo da Finlândia quer banir importação de carne bovina do Brasil

Queimadas Amazônia
Paulo Marcelino
agosto23/ 2019

O motivo é a disparada do desmatamento da Amazônia. O comunicado foi emitido pelo Ministério das Finanças da Finlândia. O presidente francês, Emanuel Macron, e o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, ameaçaram se opor ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia por causa da crise de desmatamento na Amazônia.
Premiê britânico também declara preocupação com alta de queimadas na Amazônia
O premiê britânico Boris Johnson se manifestou, por meio de um porta-voz, e disse que está “gravemente preocupado pela alta da quantidade de incêndios na floresta amazônica e o impacto de trágicas perdas nesse habitat”. Postura do presidente Jair Bolsonaro diante do desmatamento já fez com que governo da França e Irlanda dissessem que querem reavaliar acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
Jornais Internacionais
Rede britânica BBC destaca que Angela Merkel e Emmanuel Macron querem debater a questão no encontro do G7, mas que o presidente Jair Bolsonaro, se irritou e acusa os dois de interesses políticos. O The Guardian também mancheta os incêndios na floresta e diz que líderes globais se voltaram contra o que chamam de “caminho suicida da gestão Bolsonaro”. Nos EUA, principal notícia do site da CNN é a fala de Macron de que “o pulmão do mundo está pegando fogo”. Imprensas francesa e alemã também fazem ampla cobertura do caso.

big banner