• Hoje é: quarta-feira, maio 25, 2022

Gabriel Boric, é eleito presidente do Chile

presidente-Chile
portalregiaooeste
dezembro20/ 2021

O deputado e ex-líder estudantil Gabriel Boric, de 35 anos, foi eleito presidente do Chile neste domingo (19/12) com 55,85% dos votos, após 98,7% das urnas apuradas, informou o Serviço Eleitoral (Servel). O candidato de esquerda é filiado ao partido Convergência Social e derrotou o advogado de extrema-direita José Antonio Kast, do Partido Republicano.

Kast, defensor declarado da ditadura militar de Augusto Pinochet, venceu no primeiro turno, mas agora acabou derrotado pelo ex-líder estudantil de esquerda.

Boric não é apenas o presidente eleito mais jovem da história do Chile, mas também o primeiro a voltar às urnas depois de não ter vencido na primeira disputa.
Após o primeiro turno, os dois candidatos se aliaram a outras correntes ideológicas da política nacional chilena.

Kast aglutinou integrantes do governo do presidente Sebastián Piñera, de direita, a sua equipe, e passou a contar com respaldo até de uma feminista, após ter sido criticado por excluir as mulheres de suas propostas no primeiro turno.

Já alguns setores passaram a chamar Boric de “socialdemocrata” depois que ele buscou o respaldo dos ex-presidentes Ricardo Lagos e Michelle Bachelet, que integraram a histórica coalizão de centro-esquerda Concertación. A corrente governou o país por quase 20 anos, após a saída do ditador Augusto Pinochet (1973-1990).

Na campanha, Boric respaldou e levantou as bandeiras de iniciativas reprovadas pelo adversário político, como aborto, casamento gay e a realização da Assembleia Constituinte.

Boric (pronuncia-se Borich) declara-se agnóstico, mas diz que respeita todas as expressões de fé e que “há muito para se aprender na Bíblia”.

Uma de suas frases emblemáticas é: “Sou partidário de que a imprensa tem que incomodar o poder.” As últimas declarações e gestos políticos do candidato, durante a campanha no segundo turno, apontam que ele pretende atrair outros setores do eleitorado, não apenas a esquerda.

big banner