• Hoje é: quarta-feira, setembro 19, 2018

Fundação Theatro Municipal apresenta Praça e Artes

Praça das Artes
portalregiaooeste
julho04/ 2016

Em julho, a programação gratuita da Praça das Artes e dos grupos artísticos da Fundação Theatro Municipal está bem diversificada, com a intenção de gerar um espaço de troca de experiências e diferentes pontos de vista sobre a dança contemporânea. Oferece música instrumental improvisada com regência, Gestos Sonoros, faz música orgânica, viva e espontânea, baseada em estudos de ritmos e elementos da música brasileira e do mundo. Conta com a Cia Perversos Polimorfos realiza “Ensaios Perversos”, no Espaço de Convivência, no primeiro andar da Praça. A entrada é gratuita.

Até o final do mês, a Praça recebe ainda diversos coletivos de arte, música e dança, buscando a interação direta com o público. O Festival Internacional de Música Experimental também invade a Praça, no dia 20/7, às 18h e às 20h. A segunda edição do FIME acontece de 16 a 30 de julho, em diversos espaços culturais da cidade. O tema deste ano é “A Ideia de Limite”. Os espetáculos que acontecem na Marquise e no Espaço de Convivência, no primeiro andar, serão: “O Brasil não chega às oitavas”, com Henrique Iwao, e “Mandala”, com o húngaro David Somló.

Balé na Cidade
Na quarta edição do projeto Dançographismus, iniciado em 2014, o Balé da Cidade de São Paulo abre novamente espaço para que alguns de seus intérpretes possam experimentar a criação, visando o surgimento de talentos coreográficos.

Dessa forma, o Balé dá suporte a estes jovens, oferecendo sua estrutura profissional para que mostrem o resultado de pesquisas e trilhem outros caminhos, como assistentes de coreografia e criação, professores de dança clássica e contemporânea, figurinistas, iluminadores e compositores. As apresentações de Dançographismus IV são gratuitas e acontecem na Galeria Olido, de 7 a 10/7 e 14 a 17/7.

Palestra Lady Macbeth
A temporada lírica 2016 do Theatro Municipal segue para a segunda ópera do ano, Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk, do compositor russo Dmitri Shostakovich, que estreia dia 12/7. Na semana que antecede a estreia, no dia 9/7, às 17h, o compositor, maestro e compositor Paulo Maron fará palestra sobre a ópera na Sala do Conservatório. A palestra é gratuita e a acomodação é feita por ordem de chegada, sujeita à disponibilidade de lugares.

Série Mosaico Internacional
O Coral Paulistano Mário de Andrade, grupo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, realiza ensaio aberto da Série Mosaico Internacional, na Sala do Conservatório. O ensaio acontece às 10h30, no dia 22/7, e é uma prévia da apresentação do dia seguinte, que é dedicado às músicas de Israel.

Exposições
A exposição “Concretude Correlata” continua na Sala de Exposições da Praça das Artes, até 28/8, com entrada franca. “Concretude Correlata” é uma seleção de obras do Acervo da Cidade, que procura discutir as possíveis conotações da questão espaço. As obras são de artistas renomados, como Caio Reisewitz, Cildo Meireles, João Musa, José Frota, Mariana Galender, Mônica Nador, Luiza Baldan, Milton Machado, Paulo Climachauska, Rochele Costi, Rubens Mano e Valérie Dantas Mota.

A Praça abriga, ainda, a exposição permanente “Quadra 27 – O Projeto Arquitetônico da Praça das Artes”, gratuita e inaugurada em 24/6. A partir do material de pesquisa que resultou na publicação “Praça das Artes”, lançado pela editora Azougue, com organização de Victor Nosek, e sobre o projeto dos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, sob encomenda do então secretário Municipal da Cultura Marcos Cartum, a ideia da exposição é exibir reproduções ampliadas em textos e fotografias da história dessa construção.

Uma ação que visa suplantar o interesse e procura pela premiada arquitetura da Praça, entendendo este como sendo um dos pontos fortes da identidade e vocação desse espaço. Servindo de ponto de apoio as visitas guiadas por nossos educadores e introdução a história deste espaço para o público esporádico. Confira a programação completa.

Tags:
big banner