• Hoje é: quinta-feira, abril 22, 2021

Festival de Linguagem Eletrônica recebe mais de 300 obras

numen for use
portalregiaooeste
agosto01/ 2016

O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, chega à 17ª edição. O evento ocupa a Galeria de Arte SESI-SP, na Avenida Paulista, com as mais diversas formas de linguagem artística entre os dias até 28 de agosto, das 10h às 20h. A entrada é gratuita. A mostra reúne mais de 300 trabalhos concebidos por artistas de 31 países, que estão divididos entre instalações interativas, obras de realidade virtual com uso de óculos 3D, games, animações, videoarte, net arte, arte sonora e performances.

Um dos destaques é a instalação do grupo europeu Numen/For Use, a “Tape São Paulo” que, inspirada em uma teia de aranha, convida o visitante a caminhar por entre seus túneis suspensos, confeccionados com 32 quilômetros de fitas adesivas fabricadas especialmente para a obra, extrapolando o espaço da Galeria de Arte SESI-SP, chegando até a calçada da Avenida Paulista.

Outra obra que se destaca é o experimento multissensorial em 4D “Be boy, Be girl”, dos holandeses Frederik Duerinck e Marleine van der Werf. Envolvendo visão, audição, tato e olfato, a obra põe em pauta a questão do gênero por meio de óculos especial que permite ao visitante vivenciar sensações no corpo de uma mulher ou de um homem.

Já a história do autômato hiper-realista “Robinson”, contada com a ajuda de um narrador oculto, faz parte do novo trabalho de Ting-Tong Chang (Taiwan), que investiga a história dessas máquinas e da mecânica de precisão, originários da Suíça, como um meio de explorar utopias e a própria sociedade.

Galeria de Arte do SESI-SP
Avenida Paulista, 1.313 – Bela Vista – Centro.

Via Catraca Livre

big banner