• Hoje é: quinta-feira, junho 20, 2019

Federação irá apurar manipulação de resultados no futebol

Juiz Futebol
portalregiaooeste
março11/ 2016

A Série A-3 (Terceira Divisão) do Campeonato Paulista enfrenta um escândalo envolvendo manipulação de resultados. Ele foi desencadeado a partir de denúncias de jogadores do Grêmio Barueri, equipe que ocupa a lanterna da classificação e soma 11 derrotas em 11 jogos. Eles afirmam que teriam sido pressionados, por investigadores, a perder por uma diferença superior a 3 gols em partida contra o São José. Em troca, ganharam dinheiro, assim como o clube, de um grupo de apostadores.

Na partida, disputada no mês passado, a equipe perdeu por 4 a 0. Mas o quarto gol só saiu a partir de um pênalti, que foi cometido pelo atacante do Barueri e que também é filho do investidor.

Diante das denúncias, a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nota informando que criou, em dezembro de 2015, o Comitê de Integridade, cujo objetivo é prevenir e inibir possíveis delitos que envolvam o esporte. O Comitê é formado por seis membros de diversas entidades que analisam indícios e denúncias, além de orientar árbitros a relatar possíveis condutas suspeitas de atletas e comissões técnicas.

“Paralelamente, no início do ano, a FPF firmou parceria com a SportRadar, empresa especializada em monitorar possíveis manipulações em resultados, que faz varreduras em casas de apostas para identificar movimentos suspeitos. Havendo casos que despertem atenção, eles são relatados à FPF”, informou a entidade, em nota.

big banner