A equipe de controle de vetores e agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Jandira, ganha o reforço de 15 soldados do 22º Batalhão Logístico Leve (B Log L) de Barueri no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, a Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela. O grupo vai percorrer ruas e avenidas em ações diversificadas, em imóveis residenciais, prédios públicos e propriedades particulares nos bairros Jardim Santa Tereza, Gabriela e Nossa Senhora de Fátima.
Antes de se juntar aos agentes, os soldados participaram de um treinamento para conhecer os procedimentos do corpo técnico da Secretaria de Saúde e as características do município. Trata-se de um monitoramento preventivo, já que Jandira ainda não possui nenhum caso confirmado de Dengue em 2018.
Durante as visitas, os agentes realizam orientações sobre criadouros do mosquito e esclarecimentos sobre as doenças. Dependendo do que é encontrado nos locais, são realizadas outras ações pontuais, como colocação de telas em caixas d’água, aplicação de larvicidas e nebulização de inseticidas, quando existe um caso confirmado em um raio de nove quilômetros.