• Hoje é: quinta-feira, outubro 18, 2018

Economia e mercado financeiro são temas de aula em Osasco

8ª aula do curso dos Bancários
portalregiaooeste
março23/ 2018

A oitava aula do curso “Brasil: Política, Economia e Sociedade no Século XXI”, promovido pela Subsede da CUT-SP em Osasco, em parceria com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Realizada no dia 20 de março, discute conceitos de economia e mercado financeiro. O tema foi desenvolvido pelo economista e professor da Unicamp, Anselmo Luiz dos Santos.

Santos define economia como uma ciência que estuda as atividades desenvolvidas pelos homens visando à produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência humana.

“A economia capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada. Essa lógica do mercado é contraposta pela defesa de um Estado que seja atuante e regule o funcionamento do mercado. A prioridade para o público, vinculado ao Estado ou para o privado, vinculado ao mercado, é uma das principais razões que separam as teses e posições econômicas” explica o economista.

A crise econômica de 2008, que começou nos EUA e se espalhou para todo o mundo teve a sua origem na falta de regulação do mercado de capitais, que usa e abusa da especulação financeira. A fase atual do capitalismo é dominada pelo capital financeiro e controlada pelos grandes bancos mundiais.

“Como consequência, há uma altíssima concentração de renda e riqueza em todos os países, especialmente no Brasil, um campeão da desigualdade social. Aqui os banqueiros dão as cartas na economia e ficam cada vez mais ricos, com a especulação financeira e com os lucros a partir dos juros mais altos do mundo” afirma Santos.

Para ele é necessário a redução dos juros no Brasil e a volta de uma política de Estado que priorize os investimentos nas áreas sociais e na geração de emprego, de modo que as famílias possam aumentar o seu consumo e gerar mais empregos em todos os setores econômicos.

As aulas do curso, abertas aos interessados, são realizadas semanalmente, das 19h às 22h, no auditório da sede do Sindicato dos Bancários, em Osasco (Rua Castelo Branco, 150).

big banner