• Hoje é: terça-feira, novembro 21, 2017

Defesa Civil lança operação para prevenção de enchentes

Foto: reprodução
portalregiaooeste
outubro22/ 2017

A Defesa Civil vai ajudar os municípios paulistas a prevenir e combater os efeitos das chuvas de verão. A operação tem o objetivo de preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período que vai de 1° de dezembro a 31 de março.

Serão iniciados, durante o período de chuvas, os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações. O PPDC reúne ações integradas entre diferentes órgãos dos governos estaduais e municipais, com o objetivo principal de salvar vidas.

Ao todo, serão realizados oito planos preventivos, que abrangem os 175 municípios mais vulneráveis do Estado, sendo um específico para inundações (Vale do Ribeira) e sete para escorregamentos, incluindo os da região Metropolitana de São Paulo.

Para preparar os agentes municipais são realizadas nos meses que antecedem a temporada de chuvas (outubro e novembro), as Oficinas Preparatórias para a Operação Chuvas de Verão, que funcionam como treinamento das práticas preventivas e operacionais.

big banner