• Hoje é: terça-feira, setembro 17, 2019

Barueri oferece programação especial em homenagem à cultura árabe

25 de março é Dia da Comunidade Árabe no Brasil
portalregiaooeste
março18/ 2016

O Dia da Comunidade Árabe no Brasil é celebrado em 25 de março, e para comemorar, serão apresentadas duas sessões de cinema temático árabe e exposição de caligrafia na biblioteca do Jardim Belval. A iniciativa inédita foi consolidada com a parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Barueri e o Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes (BibliASPA).

Com a agenda especial comemorativa, a cidade integra o seleto grupo de municípios que apoiam a cultura do oriente médio e suas tradições, dentro da 7ª edição do Festival Sul-Americano Árabe, evento mundial de divulgação, pesquisa e intercambio cultural.

Cinema
No próximo domingo (20), às 16h, a Sala Barueri de Cinema apresenta o curta metragem de Ali Zaoua, “O príncipe das Ruas”, uma ótima oportunidade para quem tem curiosidade de conhecer as ruas do Marrocos.

E no outro domingo (27), às 16h, será exibido “As Aventuras de Azur e Asmar”. A animação tem classificação livre e retrata o encontro das culturas árabe e ocidental com reflexões sobre o amor, tolerância, e determinação.

Exposição
A exposição na biblioteca Eny Cordeiro tem como tema a arte na escrita Árab. Estará disponível entre 18 e 31 de março, das 9 às 18 horas. A exibição da arte estética apreciada no mundo todo tem foco na refinada escrita árabe, no desenvolvimento de arabescos, encontros geométricos e o vegetal.

Curiosidades da escrita lida da direita para esquerda e que é utilizada em uma parte significativa da África e da Ásia poderá ser conferida em objetos pertencentes ao mundo da escrita árabe, instrumentos, suportes, tábuas e tintas.

Sinopse:

O príncipe das Ruas: No filme, Kwita, Omar e Boubker são crianças que vivem nas ruas do Marrocos, moram no porto e sonham em virar navegadores e dar volta ao mundo. Imaginação infantil com realidade são os pontos fortes do filme que conseguiu mais de 40 prêmios em festivais de cinema, por todo o mundo.

As Aventuras de Azur e Asmar: Azur e Asmar foram criados pela mesma mulher, mas a realidade social é bem diferente: Azur é filho de um nobre e Asmar é filho da ama-de-leite Jenane. Eles cresceram como se fossem irmãos, mas foram separados quando Jenane partiu com Asmar. Quando adultos se reencontram em busca da lendária Fada dos Djins, mas agora como rivais.

Endereços:
Na Sala Barueri de Cinema

Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto
Telefone: 11 4168-1809

Na Biblioteca Eny Cordeiro
Avenida Ricardo Peagno, 78, Jardim Belval
Telefone: 11 4163-5913

Tags:
big banner