• Hoje é: sábado, dezembro 16, 2017

Cotia vacina contra febre amarela em bairros onde foram encontrados macacos mortos

18/04/2016 - São Paulo - SP, Brasil -  Será iniciada nesta segunda-feira (18) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que passará a imunizar também mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas, ou seja, cardiopatas, diabéticos e hipertensos. Idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, profissionais da saúde e a população indígena, que integram o público-alvo da primeira etapa iniciada no dia 11, continuam participando da vacinação até o dia 30 de abril. Foto: Fabio Arantes/SECOM
portalregiaooeste
novembro16/ 2017

A Prefeitura de Cotia está realizando vacinação contra febre amarela, como forma de bloqueio da doença, em regiões onde há registro de macacos mortos. De acordo com a administração, a medida é tomada antes mesmo de sair o resultado do laboratório que analisa a causa da morte do primata. “São resultados que demoram algumas semanas e, preventivamente, nossa equipe já vai a campo reforçar as ações de bloqueio de vetores naquela região”, disse Páscoa Bichiato, coordenadora da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde.

De acordo com a coordenadora, recentemente, dois macacos foram encontrados em avançado estado de decomposição, no Jardim Nara Lúcia, inviabilizando a avaliação laboratorial, que é feita pela Instituto Adolf Lutz. Mas, apesar do resultado inconcluso, o trabalho de bloqueio foi realizado no local.

“É importante as pessoas entenderem que não é matando os macacos que se resolve o problema da febre amarela. O macaco acaba sendo uma sentinela da possível presença do vírus em determinada região”, disse Páscoa. Até o momento, Cotia não teve nenhuma morte de primatas não humanos por febre amarela.

Quem encontrar macacos mortos em Cotia pode entrar em contato com o Departamento de Zoonoses pelo telefone 4716-6493, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

big banner