• Hoje é: sexta-feira, novembro 24, 2017

“Coleta de lixo será retomada em Osasco”, garante prefeito

caminhao lixo
portalregiaooeste
abril20/ 2017

Interrompida desde a noite de terça-feira, após a interdição do aterro sanitário de Osasco, a coleta de lixo na cidade será retomada em breve.

Quem garante, é o prefeito Rogério Lins. Segundo ele, a empresa Ecoosasco, responsável pela operação do aterro e também pela coleta, já foi notificada e poderá até ser multada caso não retome o serviço ainda nesta quarta.“Mas se o serviço não for retomado, vamos, nesta quinta-feira, contratar outra empresa em caráter emergencial. E poderemos inclusive suspender temporariamente ou até de forma definitiva o contrato com a Ecoosasco”, explicou Lins, em vídeo postado no Facebook. “Temos que tomar medidas enérgicas para que a população não seja prejudicada”, completou ele. O prefeito ressaltou ainda que a interdição, por parte da Cetesb, alegando que o aterro opera acima de sua capacidade, pegou a administração municipal de surpresa. “Logo no início do governo, participamos de uma reunião, com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e também do Ministério Público, na qual foram assumidas diversas tratativas até que o novo aterro entre em funcionamento, em janeiro de 2018. E todas elas estão sendo cumpridas”, destacou.

Por parte da prefeitura, o acordo prevê a remoção de 149 famílias que vivem na área onde será implantado o novo aterro. “Parte delas já está no Bolsa Aluguel e também já temos uma área onde serão construídas moradias para todas elas”, completou. Ainda segundo Lins, o novo aterro de Osasco será o primeiro, no Brasil, a atender 100% as exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. “E teremos investimento da iniciativa privada, de R$100 milhões, para transformar o lixo em energia”, acrescentou.

big banner