• Hoje é: terça-feira, julho 25, 2017

Chuvas causam 365 ocorrências de inundações e alagamentos em Barueri

A pista lateral da Av. Senador Qeiros no centro de SP, ficou parcialmente alagada, no final de tarde deste sábado.
portalregiaooeste
abril19/ 2016

No último verão em Barueri choveu quase a mesma quantidade do ano anterior na mesma estação, mas as fortes chuvas concentradas em poucos dias deram trabalho para a Defesa Civil (órgão da Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança) que, apenas entre 10 e 12 de março, registrou 161 ocorrências.

Os números estão em relatório apresentado pela Defesa Civil sobre o encerramento do plano de contingência Operação Verão 2015-2016, que compreendeu o período de 1º de dezembro de 2015 a 31 de março de 2016. Neste ciclo, foram 356 ocorrências, sendo a maioria inundações e deslizamentos de terra.

De acordo com Moisés Rocha, supervisor operacional da Defesa Civil, o número de incidentes foi inflacionado por evento climático excepcional. “No dia 10 de março a região metropolitana de São Paulo foi atingida por fortes chuvas que se mantiveram persistentes até a madrugada do dia 11. Em 24 horas, o pluviômetro instalado no Bairro dos Altos registrou acúmulo de chuva de 141 milímetros, ou seja, 55% do volume total assinalado em março”.

O Jardim Maria Helena foi o bairro mais atingido pelo evento, em função do transbordamento do rio Cotia. Segundo a prefeitura, equipes técnicas das secretarias de Obras, de Planejamento e Urbanismo e de Recursos Naturais e Meio Ambiente vistoriaram e seguem monitorando as situações de residências que foram impactadas por deslizamento de terra, queda de muro ou queda de árvore.

big banner