• Hoje é: segunda-feira, novembro 20, 2017

Cesáreas só poderão ser feitas a partir da 39ª semana

Parto cesariana
portalregiaooeste
junho21/ 2016

Segundo a nova norma do Conselho Federal de Medicina (CFM), os médicos da rede pública e privada só poderão fazer cesarianas, a pedido das pacientes, a partir da 39ª semana de gestação e desde que elas assinem um termo de consentimento. Os profissionais também terão que informar sobre os benefícios do parto normal e os riscos de uma cesariana.

Até então o tempo mínimo de gravidez para cesariana era de 37ª semanas. De acordo com o CFM, entre a 37ª e a 39ª semana de gestação, os bebês passam por um processo importante de desenvolvimento do cérebro, do fígado e dos pulmões. “Quando não nenhuma contra indicação, todos os parâmetros técnicos científicos estão satisfeitos, o parto normal é a opção. A Cesária é uma indicação substanciada em questões técnicas, e ao mesmo tempo pode ser feita a pedido da mulher , respeitando a autonomia da paciente”, explica Carlos Vital, presidente da CFM.

De acordo com o conselho, entre a 37ª e 39ª os bebês passam por um importante desenvolvimento do cérebro, do fígado e dos pulmões. A exigência é para evita riscos para as crianças e reduzir as taxas de internação nas UTIs neonatais.

Via EBC

big banner