• Hoje é: quinta-feira, janeiro 23, 2020

CEAGESP fica em 3º lugar em concurso internacional

Premio BCA
portalregiaooeste
junho27/ 2016

O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), projeto da Coordenadoriade Sustentabilidade (CODSU) da Companhia, ficou em terceiro lugar na competição da WUWM (sigla em inglês para União Mundial dos Mercados Atacadistas) que teve como tema “Eficiência na redução da perda e desperdício de alimentos no mercado”.

O prêmio foi agraciado devido ao suporte ao Programa Fome Zero, do Governo Federal, o qual contou com apoio do presidente da CEAGESP, Carlos Nabil Ghobril e sua equipe, e a colaboração dos atacadistas que atuam no mercado.

O BCA conseguiu arrecadar mais de 22 mil toneladas de alimento doados para pessoas em situação de risco ao longo de 13 anos, e durante esse período usou várias abordagens, como desidratadoras para aumentar o tempo de vida de frutas e verduras.

A premiação foi anunciada no final de maio na Polônia. Em primeiro lugar, foi escolhido o mercado australiano de Melbourne, que por meio de uma parceria público-privada conseguiu diminuir significativamente a perda e desperdício de alimentos no mercado local.

O segundo lugar foi para o mercado londrino de Borough, que ao longo de dois anos ajudou os atacadistas locais a reduzir o desperdício de alimentos destinando mais de 16 toneladas de produtos para boas causas, o que resultou na produção de mais de 40 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade na sociedade.

BCA
O BCA promove campanhas de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras. É responsável por ações educativas à comunidade e estabelece parcerias de estágio com universidades para a realização de suas atividades. Recentemente, tem produzido também alimentos desidratados, a partir das doações in natura recebidas.

No Entreposto Terminal São Paulo (TSP) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), há um convênio firmado com o Sindicato dos Carregadores Autônomos (Sindicar). São 505 carregadores cadastrados que, voluntariamente, retiram as doações dos permissionários e as levam ao BCA. Mensalmente, o serviço distribui cestas básicas aos carregadores que mais contribuem.

big banner