• Hoje é: sábado, dezembro 7, 2019

Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência é inaugurada na região

Casa abrigo - CIOESTE
portalregiaooeste
dezembro17/ 2018

Foi inaugurada na última sexta, 14, a Casa Abrigo, um local seguro para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos. A casa é uma demanda antiga do Cioeste, oficializada na gestão do ex-prefeito de Carapicuíba, Sérgio Ribeiro, na época em que presidia o consórcio. Presente ao evento, Ribeiro parabenizou o novo presidente do Cioeste, o prefeito de Itapevi, Igor Soares, diplomado durante a entrega da obra.

O projeto foi idealizado pelo Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), que agrega 10 municípios, Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista.

O local, que não terá o endereço divulgado, vai atender 20 mulheres e seus filhos vítimas de violência. Eles poderão permanecer na casa de abrigo por até seis meses, recebendo apoio psicológico e auxílio para a inserção no mercado de trabalho. A Associação Fala Mulher, será responsável pelo gerenciamento do local.

O ex-prefeito Sergio Ribeiro, falou sobre a alegria de participar da inauguração, principalmente pelo fato de ter iniciado todo o processo de construção da Casa Abrigo, na época em que presidiu o Consórcio. “Muitas vezes a mulher que é vítima de violência por parte de um namorado, marido, pai ou até um vizinho, geralmente alguém muito próximo, acaba não denunciando por não saber a quem recorrer. Não conseguem dar um basta. Mas agora, a região conta com esse espaço que garante a segurança das mulheres e seus filhos”.

Segundo ele, o espaço será financiado por todos os municípios que integram o Consórcio. “Cada cidade vai poder pagar um pouquinho. É um dia importante. Na semana em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos, estamos comemorando com um evento concreto, assegurando o direito das mulheres de se defenderem, e isso é o principio elementar do estado democrático de direito, a segurança de todos. Não é só uma conquista das mulheres, mas também do estado democrático”.

big banner