• Hoje é: quinta-feira, outubro 17, 2019

Carapicuíba realiza palestra sobre Anemia Falciforme

Anemia falciforme Carapicuiba1
portalregiaooeste
julho14/ 2016

No próximo dia 26, às 19h, na Câmara Municipal de Carapicuíba, a prefeitura de Carapicuíba realiza palestra sobre Anemia Falciforme – um tipo de anemia causada por alteração genética. A iniciativa é da Coordenadoria da Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento é aberto à população, e tem o objetivo de oferecer esclarecimento sobre a importância da realização de testes preventivos e tratamentos para a doença falciforme.

características
A anemia falciforme se caracteriza por uma alteração nas hemácias, que perdem a forma arredondada, endurecem e tomam o aspecto de uma foice (o que dá origem ao termo falciforme), dificultando a passagem do sangue pelos vasos e a oxigenação dos tecidos. Os principais sintomas são a icterícia, anemia crônica, crises dolorosas nos ossos e músculos.

Segundo o Ministério da Saúde no Brasil, estima-se que 25 mil a 30 mil pessoas tenham anemia falciforme, dados apontam que 3.500 crianças nascem com a doença por ano e cerca de 200 mil apresentam o traço falciforme, ou seja, possuem apenas um gene da doença e não desenvolvem os sintomas relacionados. A anemia falciforme é uma das enfermidades hereditárias mais comuns no Brasil.

A detecção nos bebês é feita por meio da triagem neonatal, com o teste do pezinho, realizado na primeira semana de vida. Crianças a partir dos quatro anos de idade, jovens e adultos que ainda não fizeram diagnóstico para a detecção da doença podem realizar exame de sangue chamado eletroforese de hemoglobina, disponível no SUS.

Os interessados podem obter mais informações com Edson Robson na Coordenadoria de Políticas para a Igualdade Racial, no Centro Administrativo, das 9h às 11h e das 14h às 16h, ou pelos telefones 11 4164-5427 / 4146-4450 / 96210-7708 e no Portal da Prefeitura de Carapicuíba.

Centro Administrativo
Av. Presidente Vargas, 280.

big banner