• Hoje é: quinta-feira, junho 20, 2019

Canal direto com o Sinprosasco garante atendimento seguro ao professor

canais de comunicação
Jucelene Oliveira
maio23/ 2019

Texto: Diretoria Sinprosasco

Para quem ainda não sabe, o sindicato é uma associação de trabalhadores que luta para defender os interesses e direitos de seus pares. O sindicato é ainda um órgão de classe que serve para fortalecer as ações de uma categoria, a fim de que a política que venha a ser colocada em prática não fragilize os direitos da classe representada.

A Constituição Federal de 1988 reconhece o direito à sindicalização, à greve, à luta pela dignidade, e em seu artigo oitavo, inciso terceiro reza que “ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas”.

O Sinprosasco – Sindicato dos Professores de Osasco e Região atua há 32 anos nas cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba e Cotia. Todos os professores da rede privada de ensino – educação básica, ensino superior, Sesi/Senai e Fito – têm sido assistido há anos em várias dúvidas, esclarecimentos, encaminhamentos e ações.

Além dos vários serviços que o sindicato oferece – como cursos, plano de saúde, assistência jurídica e previdenciária e diversos parceiros para atendimentos e serviços variados – um serviço que cresceu muito nos últimos meses foi um canal direto que criamos entre o professor associado e o sindicato, para que ele possa tirar suas dúvidas de maneira rápida e fácil, recebendo orientações específicas para seu questionamento

.

O serviço de “Tire suas dúvidas” a princípio era apenas para os professores associados, mas a demanda cresceu tanto que acabou sendo estendido a outros interessados, como professores não associados, e departamentos pessoais e recursos humanos das escolas (setor administrativo) ou mesmo às empresas de contabilidade, que têm como clientes as escolas da base.

Diante da imensa procura por esse canal, a diretoria do Sinprosasco julgou por adequado atender a todos, entendendo que as dúvidas não esclarecidas impactariam direta ou indiretamente na vida do próprio professor. Assim, indiretamente estamos atendendo ao professor, na medida em que auxiliamos no esclarecimento de dúvidas que poderiam gerar algum descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho ou mesmo da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Com a reforma Trabalhista em vigor há quase dois anos e todo o ônus que ela trouxe aos trabalhadores e professores, ficou nítido que o conhecimento da nova CLT e das alterações e flexibilizações trabalhistas ainda causam muitas dúvidas.

Quando a dúvida do professor é muito peculiar, contamos com o suporte do Departamento Jurídico do Sinprosasco, já que temos ciência da necessidade que a interpretação e a consultoria de um advogado podem fazer, sanando eventuais contradições ou equívocos em uma resposta.

Nos últimos meses constatamos um aumento significativo na procura por esclarecimentos e orientações – tanto por e-mail quanto nos grupos de WhatsApp – sobretudo nos dois meses que antecedem o final do semestre (maio/junho e novembro/dezembro). Muitas perguntas surgiram a respeito dos direitos a receber no encerramento do contrato de trabalho.

Outro ponto muito importante a ser destacado é que, com a reforma Trabalhista, as empresas (escolas) passaram a realizar as homologações fora do sindicato. A orientação que temos dado às escolas e contabilidades da base é que permaneça contando com o trabalho do sindicato na hora de realizar a atividade de homologação, exatamente para garantir uma correta conferência dos direitos trabalhistas dos professores. O professor e a escola devem entender a importância da homologação ser realizada no sindicato. É segurança e garantia para os dois lados.

Outras dúvidas comuns que o sindicato tem recebido tratam da semestralidade, da licença saúde, da licença não remunerada, além dos fundamentos mais elementares, como: cesta básica, registro em CTPS, pagamento em desacordo com o piso salarial ou fora do 5º dia útil. O não cumprimento desses direitos é desrespeito à CLT e à Convenção Coletiva de Trabalho.

Pensando em melhorar ainda mais o canal de comunicação com o associado e não associado ao sindicato, e buscando atender e expandir a demanda de atendimento, estamos reestruturando nossa página na internet, para dinamizar o acesso e reciprocidade.

Em breve, o professor contará com um novo site, mais dinâmico e responsivo, que poderá ser facilmente acessado no computador, adequando-se também aos smartphones. O e-mail para contato direto com o sindicato é duvidas@sinprosasco.org.br. Nesse e-mail o professor será assistido por um diretor que conhece bem a realidade dentro das escolas e faculdades.

Para saber mais, acesse http://www.sinprosasco.org.br/. Para sindicalizar-se, acesse: http://www.sinprosasco.org.br/sindicalize-se/. Siga-nos nas redes sociais: https://www.facebook.com/sinprosasco/ e https://www.instagram.com/sinprosasco/.

big banner