• Hoje é: sexta-feira, novembro 24, 2017

Bancários da região reforçam luta contra privatizações

Audiência pública dos bancos públicos
portalregiaooeste
novembro02/ 2017

Audiência pública realizada na Câmara de Osasco, na noite de terça-feira, dia 31, debateu o papel dos bancos púbicos. Durante o evento, entidades que representam os bancários destacaram a importância do Legislativo apoiar a luta contra a privatização da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Com a privatização, a expectativa dos sindicalistas é que haja redução de financiamentos para a população de baixa renda, com juros menores, e também a projetos de moradia popular. Somente em Osasco, a Caixa Econômica Federal, por exemplo, financiou 1.630 moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida e injetou R$ 39,9 milhões via Bolsa Família. Já recursos administrados pelo Banco do Brasil ultrapassam os R$ 79 milhões na cidade.

Ainda na audiência, o representante do Sindicato dos Bancários junto à Caixa, Antônio Cordeiro, sugeriu que os vereadores façam uma moção contra a privatização do BB e da CEF, independentemente do posicionamento político de cada um. “Isso não tem cor ideológica”, justificou. O pedido foi reforçado pelo vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Valdir Fernandes, o Tafarel. “Esperamos que essa Câmara também possa dar a sua contribuição”, disse.

A vereadora Dra. Régia, que propôs a audiência, destacou que o Legislativo já aprovou uma Moção de Repúdio ao governo federal pelo desmonte dos bancos públicos e que, agora, ela apresentará uma Moção de Apoio aos funcionários dos bancos públicos, dando sequência à luta pelas instituições bancárias públicas.

big banner