• Hoje é: quarta-feira, maio 25, 2022

Auxílio Brasil é publicada no Diário Oficial da União pelo governo federal

Programa Auxílio Brasil
portalregiaooeste
dezembro30/ 2021

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quarta-feira (29), o projeto de Lei que cria o programa Auxílio Brasil – sucessor do “Bolsa Família”. O texto, aprovado pelo Congresso, tinha até ontem para ser sancionado pelo governo federal – que o fez com três vetos.
Leia a íntegra do texto.

O texto, que vai viabilizar o auxílio de R$ 400 em substituição ao Bolsa Família, só foi tornado possível com a Emenda dos Precatórios – a controversa proposta que fura o teto de gastos do Orçamento da União, viabilizando o auxílio. Há dúvidas se o programa, idealizado pelo governo de Bolsonaro a um ano da eleição, será uma política de Estado, mantida após este período.

O poder Executivo vetou trechos como o artigo 21, que determinava que o valor destinado ao programa deveria cobrir todos os beneficiários elegíveis a receber o apoio. O Ministério da Economia indicou que o próprio texto garante ao poder federal estimar e reservar o dinheiro suficiente para o programa, e que aumentá-lo poderia ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Datas seguem modelo do Bolsa Família, com base no dígito final do NIS. Confira!

big banner