• Hoje é: sábado, dezembro 16, 2017

Alunos da Fatec de Osasco criam app que mostra se ônibus está cheio

Fated Osasco-reprodução
portalregiaooeste
outubro10/ 2017

Imagine poder saber, ainda no ponto de ônibus, se o coletivo chegará cheio ou vazio. E isso dando apenas uma olhada no celular. Esse serviço já é possível por meio de um aplicativo criado por alunos recém-formados no curso de Rede de Computadores da Fatec de Osasco. A partir de sensores colocados nas portas dos coletivos, o app reúne informações sobre a quantidade de passageiros que entram nos veículos para as repassar aos usuários do sistema de transporte coletivo. Dessa forma, a pessoa pode saber se o ônibus está vazio, parcialmente ocupado ou lotado.

Os desenvolvedores do aplicativo, William Avancini e Jessica Costa Cruz, acreditam que ele será de grande utilidade para as pessoas porque de posse das informações elas poderão programar as suas viagens. A ideia é propor aos aplicativos já existentes como o Moovit ou Google Maps para acrescentar mais esses dados às informações que possuem sobre linhas de ônibus. Eles agora buscam financiadores para colocar o aplicativo em operação de escala.

O desenvolvimento do app é parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes, que foram orientados pelo professor Fábio Brussolo. A Fatec de Osasco promove duas feiras anuais para expor os trabalhos dos alunos com a participação de empresas que oferecem estágio para os que mais se destacam.
A Fatec de Osasco oferece cursos de Automação Industrial, Manutenção Industrial, Redes de Computadores, Gestão Empresarial e Gestão Financeira. O Campus de Osasco tem por volta de 2 mil alunos.

big banner